top of page
IMG-20200611-WA0053_edited_edited.jpg

A Tenda tem Leis e hierarquia

"'Minha filha, você será mãe de terreiro. Pode por sua mesa, em casa, e comece a trabalhar.' E assim fiz. Fui à loja e comprei, na época, um quadrinho de Cosme e Damião e montei a minha mesinha. É minha missão."

Mãe Lia

Diferentemente da tradição das muitas religiões, a Umbanda não apresenta homogeneidade em sua constituição e em suas práticas. A Umbanda, ainda que não tenha um código escrito que lhe dê os normativos de trabalhos e de ritualísticas, ela possui a(o) dirigente espiritual, que podem ser chamados de mãe de santo ou de pai de santo, cujas orientações e palavras são ouvidas e respeitadas dentro do terreiro. 

Os dirigentes espirituais de um terreiro não são eleitos por votos, mas possuem a confiança de quem está na corrente mediúnica. É sobre a proteção de quem é dirigente de terreiro, que o orixá é zelado. O guia-chefe do terreiro é quem marca linha de trabalho, cujas orientações e determinações são dadas por ele para que tudo funcione, conforme os desejos da espiritualidade. Entende-se que ele é o porta-voz do guia que coordena a egrégora. 

Um terreiro de Umbanda não funciona  apenas com o dirigente espiritual. Velas precisam ser firmadas e os pontos de segurança precisam de vigilâncias constantes. Isso pode ser feito pelo próprio dirigente, quanto à própria dinamização dos trabalhos, que terá, com base em hierarquia, começando pelo pai-pequeno ou mãe-pequena. Estes substituem a mãe de santo ou pai de santo, bem como tem o relevante papel de fazer com que os trabalhos sejam dentro das orientações do dirigente espiritual.

Após o pai-pequeno, na Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge, há os capitães do terreiro, cujos papéis são o de zelar pelas coisas do terreiro e auxiliar nos trabalhos do terreiro, sem que estejam acima dos dirigentes mãe de santo e pai-pequeno.

A falta de respeito ao outro e não concordar do mando fazem com que haja ruptura na hierarquia do terreiro. Solicitar e ser solicitado, no terreiro, não poder ser confundido com prepotência, superioridade e submissão. Não é possível ser grande, se antes não sermos pequenos; se não se pode obedecer, jamais poderá mandar. A hierarquia é fundamental dentro do terreiro, assim como é válida e eficiente como é nos planos espirituais. Isso nos faz refletir que a hierarquia também nos dá condições para atuarmos hierarquicamente e ensinar aos espíritos obsessores de que a obediência não é uma fraqueza, mas sim uma virtude.

 

 

 

ATENÇÃO!

 

Se desejas ingressar na Corrente mediúnica da Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge, seja como médium de incorporação ou cambone, procure conhecer o Regimento Interno.

bottom of page