top of page
IMG-20200611-WA0053_edited_edited.jpg

O ritual das(os) Guerreiras(os) de Jorge

IMG-20200611-WA0061_edited.jpg

Fotografia por: Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge - agosto 2019.

Cada terreiro de Umbanda, a partir das orientações de sua Mãe ou de seu Pai de santo  e dos guias dirigentes do cavalo a assumir grandiosa missão, cria seus próprios rituais, suas filosofias e suas diretrizes de trabalhos. 

A Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge, com a nossa Mãe Lia, sua Mãede santo, seus mentores espirituais e filhos e filhas de terreiro, também teve que montar seus rituais. Os rituais, alguns deles, foram se transformando ao longo dos mais de vinte anos de trabalhos umbandistas da Mãe Lia.

Trabalhamos e saudamos aos orixás Oxalá, Ogum, Iansã, Oxum, Oxóssi, Nanã, Obaluaiê, Omolu, Xangô e Iemanjá, e às entidades que atuam na Casa, perfazendo as correntes de Caboclos, Crianças, Pretos Velhos, Boiadeiros, Ciganos, Baianos, Orientais, Marinheiros, Sereias, Malandros e entidades da Esquerda. 

Além dos rituais de início de giras e sessões, são obedecidos o comportamento ético entre cada médium e para com as entidades, como também entre membros da corrente mediúnica da Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge.

Basicamente, destacamos alguns de nossos fundamentos ritualísticos:

O branco é a cor obrigatória em quase todos os ritos, podendo usar indumentárias coloridas em ocasiões especiais, porém não o uniformizamos as roupas. Não usamos calçados durante nossos trabalhos.

Inicialmente, na abertura de Sessões ou de Giras, realizamos o "Bate-cabeça", em que (a)o médium bate a testa no chão e coloca as guias no pescoço, em sinal de respeito e de se entregar ao serviço espiritual, a partir daquele instante. Posteriormente, fazemos preces e, em seguida, saudamos as entidades da Esquerda, firmando porteiras físicas e astrais do terreiro.

 

Entoamos o "Hino da Umbanda" e, também, alguns pontos de abertura de trabalhos, sendo alguns deles de raízes tanto da Casa da Mãe de santo da Mãe Lia, quanto dos primeiros pontos cantados na época de fundação da Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge.

 

A abertura de cada trabalho é sempre fundamentada com o Ritual da defumação. Defumam-se espaços físicos e pontos de força da Casa, primeiramente, seguindo da defumação do corpo mediúnico e finalizando com o público visitante. 

Nossas sessões são sempre abertas por Ogum, orixá regente da Tenda. Para isso, cantamos pontos em sua honraria.  Somente após Ogum ter trabalhado, é que as demais Linhas de trabalhos são chamadas.

Nossas Sessões de Direita sempre começam às 17 horas e as Sessões de Esquerda são iniciadas às 18 horas. O encerramento se dá quando toda assistência do dia é atendida. 

Rituais como Iniciação à Corrente mediúnica, Batismo de médiuns, Batismo de crianças, Casamento, Coroação, Cruzamentos, Ordenação, etc., também compõem nossa prática umbandista.

inicia%C3%A7ao_edited.jpg

Fotografia por: Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge - novembro 2019.

mesa_edited.jpg

Fotografia por: Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge - outubro 2017.

bottom of page