top of page
IMG-20200611-WA0053_edited_edited.jpg

 

Os pés no chão na Tenda

Desde 1908, quando foi anunciada a Umbanda, as práticas da Umbanda passou e continua a passar por diversas transformações. Nesse sentido, a Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge compreende e prega a liberdade. A liberdade é um dos fatores da subjetividade do ser humano. É nesse princípio que se aloca as diversidades sociais, políticas, culturais, o que vai gerar, também, a diversidade de ritualísticas para celebrar o sagrado.

A Umbanda, como religião universalista, não poderia ser homogênea como muitas religiões são. Se assim fosse, ela não uniria as diversas bandas. Admitir e respeitar as diferentes ritualísticas dos terreiros de Umbanda, e inclusive religiosas, é respeitar a criação divina das diferenças.

Com o passar do tempo, o que hoje é posto como uma verdade, poderá amanhã não o ser. Nossa religião caminha no compasso da modernidade terrena e, sobretudo, com o futurismo dos planos espirituais, que são muito mais evoluídos ético-moral, quanto tecnologicamente. Desse modo, podemos entender, brevemente, o porquê de "não se fazer mais Umbanda como antigamente". 

Todavia, na Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge, mantemos algumas práticas de mais de vinte anos, da dedicação da nossa Mãe Lia, que caminha esse tempo, caritativamente ajudando, com a Umbanda, quem precisa. O não derramamento de sangue é um dos fundamentos da Casa.  Outro fundamento é a consulta direta à Mãe Lia e seus, e claro nossos também, Mentores Espirituais.

Manter os pés no chão, segundo o que procuramos como objetivo com esta página, é apresentar a Umbanda com conhecimento e racionalizar, um pouco, sobre as práticas no terreiro. Entendemos que além das práticas, das (con)vivências nas giras de Umbanda, é preciso também conhecer o que fundamenta tais práticas. Afinal, "Umbanda tem fundamento. É preciso preparar".

Nesta página, você poderá estudar um pouco da nossa amada Umbanda praticada na Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge. Tenha um excelente aproveito.

bottom of page